Nossa Crença
Entendemos que quando expomos nossas ideias e opiniões
publicamente podemos influenciar ou afetar outras pessoas.
Por isso achamos por bem deixar bem claro no que cremos.
O Criador é Echad:
Em hebraico, Echad (um) pode significar uma
unidade composta como mostra Gênesis 2:24 e 11:6; Números 13:23; Juízes 20:8,
Esdras 2:64 e Ezequiel 37:17-19.
O termo Elohim (Deus) é plural em sua forma majestática, e vemos diversos exemplos em Gênesis 1:26; 3:22; 11:7; 35:7; Isaías 6:8; 2 Samuel 7:23; Salmo
58:11 e Josué 24:19.
Todos os exemplos acima nos sugerem uma pluralidade de
manifestações de Deus.
Conforme dito pelo próprio Yeshua se dirigindo ao Pai “que
te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”
em João 17:3.
Yeshua HaMashiach (Jesus Cristo):
Cremos que Ele é espiritual, divino e preexistente,
manifestado entre nós na forma humana conforme Miquéias 5:2; João 1:1-2 e
João 17:5.
Identidade Bíblica de Yeshua:
Cremos que Yeshua é o Filho de Deus como em João; o Filho do
Homem em Daniel e Enoque; a Palavra de Deus em João e Gênesis; a Mão direita, a
Mão poderosa, o Braço estendido do Senhor e a Sabedoria no Tanakh, e o Cordeiro
em Apocalipse (referências em João 17:1; Daniel 7:13; Enoque 46:2-4; João 1:1;
Gênesis 1:3; Salmo 118:16; Êxodo 6:6; Isaías 53:1; Provérbios 8:22-30;
Apocalipse 5:6).
Natureza de Yeshua:
Assim como a maioria das células não cria outra célula, mas
se divide em duas gerando outra célula, e ambas são da mesma natureza e são
idênticas, mas não são a mesma, porém continuam sendo parte do mesmo ser.
Assim como a voz ou a palavra vem de dentro, é emanada do
ser e expressa o ser.
Assim como a mão e o braço agem e se manifestam, mas não são
um segundo corpo e sim parte do mesmo ser e realizam a vontade desse ser.
Da mesma forma entendemos Yeshua, que Ele não é um ser
criado, mas é emanado do Pai como mostram João 1:1,2 e João 16:28.
Yeshua é uma manifestação do Pai, é a expressão do Pai e faz
a Sua vontade, recebeu toda autoridade do Pai e está entronizado à Sua direita
como dizem João 17:6; Salmo 110:1; João 17:2; Filipenses 2:9-10, Colossenses
2:9 e Hebreus 1:3.
Entendemos que Yeshua é a Luz da Luz, o esplendor da
glória do Pai como afirma Hebreus 1:3. Assim como o raio de sol não é o sol, e é da mesma substância, assim é o Filho em
relação ao Pai. (Tertuliano, Adversus Praxeam cap. 8 e 13, em 213ec).
O Espírito Santo (Ruach HaKodesh):
Cremos que o Ruach HaKodesh também é uma manifestação do
Pai, é a própria presença do Pai entre nós, a exemplo de quando o Espírito se entristece
é o próprio Pai que se entristece como diz Isaías 63:10; Salmo 139:7:
Lucas 11:20 e 1 Coríntios 2:11.
As Escrituras:
O Tanakh (Antigo Testamento) e a Brit Chadashá (Novo
Testamento) são inspirados por Deus como diz Provérbios 30:5 e 2 Timóteo
3:16.
A Torah e os Mandamentos:
A Torah não foi abolida por Yeshua como dizem as igrejas, e
isso é confirmado pelo próprio Yeshua em Mateus 5:17-20.
Sacrifícios e Sacerdócio:
Não são mais necessários pois foram transferidos para Yeshua
que os cumpriu plenamente e que agora ocupa o lugar do Templo e do Sumo
Sacerdote como dito em Hebreus 10:1-12.
Dízimos e Levitas:
O dízimo era pro sustento do Templo e dos levitas, portanto com o fim do Templo e do sacerdócio levítico não são mais necessários, houve uma mudança do sacerdócio da ordem de
Arão (levítico) para a ordem de Melquisedeque (Yeshua) conforme explica Hebreus
7:11-12.
Leis Morais e de Santidade:
Leis alimentares, éticas, festas e distinção entre limpo/imundo continuam como padrão de santidade de Deus e deveriam ser obedecidas pelos gentios como nos lembra Levítico 11:44; Romanos 3:31; Romanos 7:12; 1 Coríntios 5:7,8; e 1 Pedro 1:15-16.
Sobre as leis alimentares Paulo deixa claro em 1 Timóteo 4:4,5 que não foram abolidas:
"Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada
que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e
pela oração é santificada."
Salvação e Julgamento:
Todos seremos julgados no retorno do Mashiach como diz em 2
Coríntios 5:10 e Mateus 16:27.
A salvação depende de crer em Yeshua como Mashiach como
diz João 3:36 e João 17:2.
Não somos salvos por obras, mas podemos ser condenados por
obras más ou pela falta delas como dito em Efésios 2:8-10 e Mateus
25:41-43.
Obedecemos aos mandamentos não para alcançar a
salvação, mas porque fomos chamados e desejamos viver em santidade,
expressando nosso amor ao Criador, como dito em João 14:15 e Efésios 2:10.
Cremos que a fé sem obras é morta e que a obediência sem fé
é rito vazio como advertem Isaías 29:13; Tiago 2:26 e Hebreus 11:6.
A verdadeira fé produz um fruto de arrependimento (Teshuvá),
que se manifesta na observância amorosa das instruções do Pai como diz Mateus
3:8 e 1 João 2:3,4.
Críticas às denominações:
"Quando a tradição rabínica que foi desenhada para rejeitar Yeshua se torna a lente primária de leitura, a centralidade em Yeshua é inevitavelmente neutralizada."
Com total consciência de todos esses problemas, e também do
que diz as escrituras, nós buscamos a verdadeira fé ensinada por Yeshua e pelos
seus apóstolos, que era fundamentada na Torah e nos profetas, sem parcialidade
e sem nos deixar levar por entendimentos denominacionais, e compartilhamos algumas coisas que aprendemos aqui com vocês.
Como disse Paulo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dúvidas ou sugestões? Comente abaixo! Verifico as mensagens diariamente.