Sobre Nós
Somos um casal que passou muitos anos em denominações
cristãs motivados em adorar a Deus e servi-Lo de coração.
Uma coisa que observamos congregando ao longo desses anos foi
que a maioria das pessoas dentro das igrejas já está tão acostumada a confiar
os entendimentos teológicos a outros, para interpretarem por elas, que elas não
conferem se o que está sendo ensinado está realmente de acordo com o contexto
das escrituras, e não foi diferente com a gente até um certo período.
A partir de um determinado tempo algo despertou em nós, passamos
a não aceitar o que nos era apresentado sem antes conferir se estava de acordo
com a Bíblia assim como alguns faziam no passado, e que foi motivo de elogio do
apóstolo Paulo.
"Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim." Atos 17:11
Conhecemos diversas denominações, a católica da qual nossas famílias faziam parte, as evangélicas, e até as Testemunhas de Jeová, assim como a maioria de vocês que também já passou por algumas denominações.Nossas vivências dentro dessas denominações, nos mostrou que
algumas coisas ensinadas e praticadas por elas precisam ser revistas pois não
estão exatamente de acordo com o que ensina a Bíblia.
Poderíamos citar sobre cada uma delas aqui, mas vamos nos
limitar a 1 parágrafo sobre a penúltima que foi a Testemunhas de Jeová.
Nela permanecemos por 8 anos até que nós mesmos decidimos
sair após perceber erros doutrinários, ensinos manipulados para manter seus
membros sob domínio da denominação, e outras coisas relacionadas a instituição
que comprometem a sua integridade.
Voltando as denominações em geral, nós percebemos que elas
não estão comprometidas com o verdadeiro sentido do que está escrito na
Bíblia, mas sim com as tradições e doutrinas que elas criaram ou
receberam, e em alguns casos com o lucro financeiro.
Fora os problemas internos que observamos como favorecimento
para membros de prestígio mesmo quando a conduta deles era imprópria em relação
a Bíblia ou aos valores éticos ou morais.
Tivemos tempo para ver e constatar que as lideranças não tem
nem um pouco de vontade de rever coisa alguma, e que estão comprometidas com as
suas denominações e não com a verdade bíblica.
Em alguns casos notávamos claramente que prevalecia o
interesse pessoal das lideranças e os favorecimentos aos "amigos do
rei" em detrimento da verdade e da correção.
Quando estávamos presentes nessas denominações ao acompanhar
os ensinos atentamente com a Bíblia, por diversas vezes nos deparávamos com
entendimentos errados provocados por interpretações de versículos isolados fora
do contexto, ou influenciados pelas tradições ou doutrinas criadas.
Nos deparamos também com ensinos distorcidos e malabarismos
teológicos para favorecer a visão de determinada denominação.
E também nos deparamos com interpretações pessoais duvidosas
sendo levantadas como certeza absoluta nas tribunas e altares, e "ai"
de quem discordasse.
Quando alguma dessas coisas acima acontecia nos incomodava
muito, quem passou por isso sabe que no início temos dificuldade de aceitar se
o que estamos vendo é isso mesmo.
As vezes chegávamos até a pensar se não éramos nós que
estávamos entendendo errado, ou sendo rigorosos demais com nossos irmãos ou com
a denominação que estávamos frequentando.
Mal sabíamos que isso que estava acontecendo conosco, e que
acontece com milhares de pessoas, era só o início da jornada de um processo de
crescimento.
Hoje entendemos que aquela intuição que nos levou a sempre conferir
se o que era ensinado estava de acordo com a Bíblia, assim como essa atenção ao
que acontecia nosso redor e esse incômodo ao ver essas coisas erradas que
aconteciam, era o toque de Deus despertando nossa consciência e nos dando
discernimento.
Nos sentimos motivados a buscar entendimentos corretos da
Bíblia, era Deus trabalhando em nós nos motivando a buscar o conhecimento
verdadeiro.
É como um tipo de chamado nos despertando, tocando nossa
intuição de que algo está errado e de que tem algo escondido que precisa ser
revelado.
E isso gera em nós um desejo de buscar a verdade, de
encontrar o caminho verdadeiro que foi soterrado por essa avalanche de
entendimentos, conceitos e teologias pós apostólicas.
Nessa busca descobrimos que os princípios da fé cristã estão
fundamentados na Torah e no judaísmo, e que o cristianismo se distanciou muito
do que foi ensinado por Yeshua e pelos apóstolos.
Da mesma forma descobrimos que o judaísmo de hoje é
fortemente baseado em tradições rabínicas após 2º Templo, surgidas a partir da
escola rabínica chamada concílio de Yavne e que assumiu fortes influências
cabalísticas do período medieval.
Inclusive notamos que boa parte dos grupos e sinagogas
messiânicas e nazarenas no Brasil se apegam muito mais as tradições do judaísmo
pós 2º Templo do que o que foi ensinado por Yeshua e pelos seus apóstolos.
Boa parte delas deixam Yeshua e a Brit Chadashá em segundo
plano, algumas nem citam, e os significados e textos relacionados a Yeshua que
poderiam ser trazidos para certas celebrações como o Shabat, Sefirat HaÔmer e Shavuot
são ignorados.
Lamentamos muito esse posicionamento de boa parte do
judaísmo messiânico e nazareno atual e torcemos para que isso mude em breve.
Nesse pouco tempo que acompanhamos o judaísmo messiânico percebemos
também que boa parte das lideranças não se esforçam nem um pouco para rever
isso, semelhante ao que acontece nas igrejas.
Buscamos estudar em família, pesquisar, assistir a estudos e reter o que é bom como recomendou Paulo em 1 Tessalonicenses 5:21, mantendo como nossos critérios Yeshua, a Brit Chadashá, a Torah escrita e a oral, as tradições com fundamento sólido na Torah, e os relatos e evidências históricas e arqueológicas.
Recentemente resolvemos tentar ajudar outras pessoas que
estão passando pela mesma situação, por isso criamos esse blog, esperamos que
seja útil para vocês, boas leituras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dúvidas ou sugestões? Comente abaixo! Verifico as mensagens diariamente.