Sobre Nós

 Sobre Nós


Somos um casal que passou muitos anos em denominações cristãs motivados em adorar a Deus e servi-Lo de coração.

Uma coisa que observamos congregando ao longo desses anos foi que a maioria das pessoas dentro das igrejas já está tão acostumada a confiar os entendimentos teológicos a outros, para interpretarem por elas, que elas não conferem se o que está sendo ensinado está realmente de acordo com o contexto das escrituras, e não foi diferente com a gente até um certo período.

A partir de um determinado tempo algo despertou em nós, passamos a não aceitar o que nos era apresentado sem antes conferir se estava de acordo com a Bíblia assim como alguns faziam no passado, e que foi motivo de elogio do apóstolo Paulo.

"Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim." Atos 17:11

Conhecemos diversas denominações, a católica da qual nossas famílias faziam parte, as evangélicas, e até as Testemunhas de Jeová, assim como a maioria de vocês que também já passou por algumas denominações.

Nossas vivências dentro dessas denominações, nos mostrou que algumas coisas ensinadas e praticadas por elas precisam ser revistas pois não estão exatamente de acordo com o que ensina a Bíblia.

Poderíamos citar sobre cada uma delas aqui, mas vamos nos limitar a 1 parágrafo sobre a penúltima que foi a Testemunhas de Jeová.

Nela permanecemos por 8 anos até que nós mesmos decidimos sair após perceber erros doutrinários, ensinos manipulados para manter seus membros sob domínio da denominação, e outras coisas relacionadas a instituição que comprometem a sua integridade.

Voltando as denominações em geral, nós percebemos que elas não estão comprometidas com o verdadeiro sentido do que está escrito na Bíblia, mas sim com as tradições e doutrinas que elas criaram ou receberam, e em alguns casos com o lucro financeiro.

Fora os problemas internos que observamos como favorecimento para membros de prestígio mesmo quando a conduta deles era imprópria em relação a Bíblia ou aos valores éticos ou morais.

Tivemos tempo para ver e constatar que as lideranças não tem nem um pouco de vontade de rever coisa alguma, e que estão comprometidas com as suas denominações e não com a verdade bíblica.

Em alguns casos notávamos claramente que prevalecia o interesse pessoal das lideranças e os favorecimentos aos "amigos do rei" em detrimento da verdade e da correção.

Quando estávamos presentes nessas denominações ao acompanhar os ensinos atentamente com a Bíblia, por diversas vezes nos deparávamos com entendimentos errados provocados por interpretações de versículos isolados fora do contexto, ou influenciados pelas tradições ou doutrinas criadas.

Nos deparamos também com ensinos distorcidos e malabarismos teológicos para favorecer a visão de determinada denominação.

E também nos deparamos com interpretações pessoais duvidosas sendo levantadas como certeza absoluta nas tribunas e altares, e "ai" de quem discordasse.

Quando alguma dessas coisas acima acontecia nos incomodava muito, quem passou por isso sabe que no início temos dificuldade de aceitar se o que estamos vendo é isso mesmo.

As vezes chegávamos até a pensar se não éramos nós que estávamos entendendo errado, ou sendo rigorosos demais com nossos irmãos ou com a denominação que estávamos frequentando.

Mal sabíamos que isso que estava acontecendo conosco, e que acontece com milhares de pessoas, era só o início da jornada de um processo de crescimento.

Hoje entendemos que aquela intuição que nos levou a sempre conferir se o que era ensinado estava de acordo com a Bíblia, assim como essa atenção ao que acontecia nosso redor e esse incômodo ao ver essas coisas erradas que aconteciam, era o toque de Deus despertando nossa consciência e nos dando discernimento.

Nos sentimos motivados a buscar entendimentos corretos da Bíblia, era Deus trabalhando em nós nos motivando a buscar o conhecimento verdadeiro.

É como um tipo de chamado nos despertando, tocando nossa intuição de que algo está errado e de que tem algo escondido que precisa ser revelado.

E isso gera em nós um desejo de buscar a verdade, de encontrar o caminho verdadeiro que foi soterrado por essa avalanche de entendimentos, conceitos e teologias pós apostólicas.

Nessa busca descobrimos que os princípios da fé cristã estão fundamentados na Torah e no judaísmo, e que o cristianismo se distanciou muito do que foi ensinado por Yeshua e pelos apóstolos.

Da mesma forma descobrimos que o judaísmo de hoje é fortemente baseado em tradições rabínicas após 2º Templo, surgidas a partir da escola rabínica chamada concílio de Yavne e que assumiu fortes influências cabalísticas do período medieval.

Inclusive notamos que boa parte dos grupos e sinagogas messiânicas e nazarenas no Brasil se apegam muito mais as tradições do judaísmo pós 2º Templo do que o que foi ensinado por Yeshua e pelos seus apóstolos.

Boa parte delas deixam Yeshua e a Brit Chadashá em segundo plano, algumas nem citam, e os significados e textos relacionados a Yeshua que poderiam ser trazidos para certas celebrações como o Shabat, Sefirat HaÔmer e Shavuot são ignorados.

Lamentamos muito esse posicionamento de boa parte do judaísmo messiânico e nazareno atual e torcemos para que isso mude em breve.

Nesse pouco tempo que acompanhamos o judaísmo messiânico percebemos também que boa parte das lideranças não se esforçam nem um pouco para rever isso, semelhante ao que acontece nas igrejas.

Buscamos estudar em família, pesquisar, assistir a estudos e reter o que é bom como recomendou Paulo em 1 Tessalonicenses 5:21, mantendo como nossos critérios Yeshua, a Brit Chadashá, a Torah escrita e a oral, as tradições com fundamento sólido na Torah, e os relatos e evidências históricas e arqueológicas.

Recentemente resolvemos tentar ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma situação, por isso criamos esse blog, esperamos que seja útil para vocês, boas leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas ou sugestões? Comente abaixo! Verifico as mensagens diariamente.