Como celebrar o shabat em casa?
A Torah ordena em Êxodo 20:8 guardar e santificar o dia de shabat.
Uma das formas de santificar o dia é realizando a celebração de início do shabat, chamada kidush, e a de encerramento, chamada havdalá.
Kidush significa santificação, é uma breve cerimônia onde você abençoa e santifica o dia de shabat que inicia.
Havdalá significa separação, é a cerimônia que encerra o dia de shabat que foi santificado separando-o dos dias comuns da semana.
O que vemos por aí em relação ao kidush e a havdalá são informações jogadas aleatoriamente, fora da ordem e incompletas.
Outras vezes vemos rabinos vendendo cursos para que você possa aprender o básico, um absurdo na nossa opinão.
Nós também já tivemos essa dificuldade para aprender e isso nos motivou a ajudar quem tem interesse.
Aqui temos um material gratuito em pdf que desenvolvemos pensando em você que precisa aprender.
Esse material está de acordo com a halachá (a lei judaica) e o melhor, relembra Yeshua e o associa a celebração de shabat, algo que não se vê por aí nem nas sinagogas messiânicas ou nazarenas.
Os links para download dos pdf estão abaixo, aproveite e Shabat Shalom.
Muito esclarecedor,facil entendimento.Amei.Muito obrigado pelo maravilhoso trabalho
ResponderExcluir